Dicas e curiosidades

O que é laminação?

A laminação é um processo de acabamento gráfico pelo qual um material impresso – que pode ser papel comum, duplex, tríplex, couché, glossy ou qualquer outro – recebe uma camada de material plástico fino e transparente. Existem diversos tipos de laminação: brilho, fosca, holográfica são alguns dos tipos disponíveis.

Mas para quê ela serve, exatamente?

A laminação de um material impresso é feita com os seguintes objetivos:

Acrescentar brilho ou outros efeitos especiais à superfície do papel, como no caso da laminação fosca por exemplo.

Aumentar o brilho de materiais que já possuem um certo brilho, como o papel couché.

Fornecer uma proteção mecânica e evitar o desgaste da impressão causado por “esfregamento” ou manuseio – pastas, agendas e cadernos quase sempre são laminadas com esta finalidade.

Proteger o material contra desbotamento ou desgaste causado pelo ambiente – mesmo impressões feitas em gráficas podem desbotar se expostas ao sol por longos períodos.

Por favor note que laminação não é o mesmo que plastificação. A plastificação (aquela que fazemos no RG por exemplo) é um processo diferente cujo nome correto é ‘encapsulamento’. No encapsulamento é necessário deixar uma borda para ‘fechar’ o material. Já a laminação é aplicada na superfície do material sem deixar bordas.

Rua Albino Putini, 168 - Vila Guarani - Jundiaí/SP
11 4807.4667 | 11 2816.6685